domingo, fevereiro 04, 2007

Ao meu neto HENRIQUE

Este texto foi publicado como comentário ao texto "Aos meus filhos" e vale a pena deixá-lo registrado aqui, não apenas como um simples comentário, mas como uma verdadeira lição de vida. Um brinde à vida! Obrigada "anônimo"...

AO MEU NETO HENRIQUE

Pelas andanças na internet encontrei certo dia, um texto que, me fez chorar. Resolvi guarda-lo e acho que serve a todos os avós corujas espalhados por esse mundo afora.Até mesmo para a mãe de CLEO que um dia também será avó. Diz o seguinte:

" Pelo o que você já me disse com o seu sotaque de anjo, percebo que você me considera uma criança grandona e desajeitada, e me acha, mesmo assim, seu melhor companheiro de brinquedos.Pena que tenhamos tão pouco tempo para brincar, tão pouco porque só sei brincar de passado, e você só sabe brincar de futuro.E ainda estarei brincando de recordação quando você começar a brincar de esperança. Mas antes que termine o nosso recreio juntos, antes que eu me torne apenas um retrato na parede, uma referência do meu genro, ou quem sabe até uma lágrima de minha filha, quero lhe dizer meu neto, que vale a pena.

Vale a pena crescer e estudar. Vale a pena conhecer pessoas, ter namoradas, sofrer ingratidões, chorar algumas decepções, e a despeito de tudo isso, ir renovando todos os dias a sua fé e a bondade essencial da criatura humana, e o seu deslumbramento diante da vida.

Vale a pena verificar que não há trabalho que não traga sua recompensa; que não há livro que não traga ensinamentos; que os amigos têm mais para dar que os inimigos para tirar; que se formos bons observadores, aprenderemos tanto com a obra do sábio quanto com a vida do ignorante.Vale a pena casar e ter filhos. Filhos, que nos escravizaram com o seu amor.

Vale a pena viver nesses assombrosos tempos modernos, em que milagres acontecem ao virar de um botão; em que se pode telefonar da Terra para a Lua; lançar sondas espaciais, máquinas pensantes à fronteira de outros mundos, e descobrir na humildade que toda essa maravilha tecnológica não consegue, entretanto, atrasar ou adiantar um segundo sequer a chegada da primavera .

Vale a pena meu neto, mesmo quando você descobrir que tudo isso que estou tentando ensinar é de pouca valia, porque a teoria não substitui a prática, e cada um tem que aprender por si mesmo que o fogo queima, que o vinagre amarga, que o espinho fere, e que o pessimismo não resolve rigorosamente nada.

Vale a pena, até mesmo, envelhecer como eu e ter um neto como você, que me devolveu a infancia.Vale a pena, ainda que eu parta cedo e a sua lembrança de mim se torne vaga.Mas, quando os outros disserem coisas boas de seus avós, quero que você diga de mim simplesmente isso:

"Meu avô foi aquele que me disse que valia a pena. E não é que ele tinha razão!"

2 Comments:

Blogger Unknown said...

sou apaixonada pelo meu neto .joão pedro tem 11 meses. aodrei o texto.

3:11 PM  
Anonymous rachel said...

Sou apaixonada pelo meu newto Henrique, além de dele tenho mais duas netos e uma q vai nascer em Dubai.... amo todos... mas Henrique é um amor q explode um amor louco de posse.... meu primeiro neto minha vida...sei q nossa é é Jesus Cristo ...mas Henroqie e sua irma e suas priminhas saoos presentes que Deus me deu...amo-os...

6:17 PM  

Postar um comentário

<< Home