terça-feira, julho 19, 2005

Racismo

(recebi este texto de uma amiga e, mesmo que não seja uma história real, vale a mensagem. Muito boa mesmo!)




Isso aconteceu num vôo da BRITISH AIRWAYS entre JOHANNESBURGE e LONDRES.

Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um rapaz negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça.


- Qual o problema?- Pergunta a aeromoça
- Mas você não está vendo? - Responde a senhora.
- Você me colocou ao lado de um negro. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Me dê outro assento.
- Por favor senhora, acalma-se. - Diz a aeromoça. - Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível.

A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.

- Minha senhora, como eu suspeitava, não há lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugares na executiva. Entretanto ainda temos um lugar na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continua:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar ao lado de uma pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao rapaz negro, a aeromoça completou:

- Portanto senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe esta à sua espera.

"E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e aplaudiram".

(enviado por Ana. Obrigada!)